Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página
Histórico
Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 11h03 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 15h33 | Acessos: 3271

O Arquivo Geral tem a sua origem na Escola Politécnica, sendo apontado em atas e relatórios como parte integrante da Secretaria da Escola.

HistóricoUm relatório datado de 30 de abril de 1955 que versa sobre os dados do exercício de 1954 e a fundação da Politécnica em 6 de outubro de 1952, faz referência ao “Arquivo Escolar”, sendo constituído dos documentos oriundos da secretaria da Escola, tais como ofícios, circulares, telegramas, petições, cartas, cartões, portarias, editais e relatórios.

Em documento produzido em 15 de maio de 1963 é mencionado pela primeira vez à existência de um Arquivista responsável pela organização do arquivo. E em outro relatório referente ao ano letivo de 1970, destaca o arquivo como uma “divisão que se encontra organizada de acordo com as normas da administração pública.”  

Muitos foram os funcionários da secretaria na qual o arquivo estava subordinado, dentre eles destaca-se o primeiro secretário o Professor Romero de Castro Paula, que esteve presente na secretaria, desde a fundação da Escola Politécnica, até 12 de janeiro de 1954, sendo substituído pelo Sr. João Ribeiro Salles. 

PolitecnicaA portaria datada de 1968 designa a servidora Lindomar Pereira de Araújo para chefiar o arquivo, sendo substituída no ano de 1974 pela servidora Maria Alencar Rolim que atuou no arquivo de 03 de dezembro de 1974 até 04 de dezembro de 1990, passando o cargo de chefia a servidora Maria do Socorro Rolim Alencar, que atuou como diretora do setor de 1990 a janeiro de 2013. Assumiu o cargo de chefia, em seu lugar, a Arquivista Euliene Figueiredo da Rocha, em fevereiro de 2013.

Muitas foram as mudanças pelas quais o arquivo passou (desde a Escola politécnica até chegar aos dias atuais como um setor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG),  principalmente de localização física, por não haver um local específico para a guarda da documentação. Situação esta, que foi modificada depois de inúmeras negociações acerca da edificação de um prédio para a guarda da documentação da UFCG, sendo o setor de arquivo contemplado em 2008, com a construção de um prédio com térreo e primeiro andar denominado Arquivo Geral.

Também, neste ano, o setor de arquivo passou a contar com a primeira Arquivista diplomada, a profissional Euliene Figueiredo da Rocha, compondo o quadro de funcionários. E, no ano de 2010, por meio de novo concurso público, a UFCG contratou mais uma Arquivista para atuar no arquivo, a servidora Keylha Santana Hüller.

Desde a chegada da primeira arquivista, percebeu-se a preocupação e o interesse dos funcionários em organizar a documentação, visando a sua posterior recuperação, facilitando assim, as tarefas desenvolvidas pela instituição. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página